domingo, 16 de setembro de 2012

Término distração

Na ultima sexta feira exatamente um mês e uma semana após a cirurgia fiz uma escanometria dos membros inferiores pois acreditávamos que a distração havia atingido nossa meta, segundo as medidas obtidas ainda faltavam 2mm (dois dias de alongamento) para igualar o comprimento dos MI. Como faziam dois dias que parei de efetuar os movimentos para distração posso afirmar que foram exatos 32 dias de distração mais 5 pós operatorios para alongar 25 mm.
Pelas radiografias obtidas a formacao óssea começa a dar as caras e fui autorizado pelo médico a começar a carregar a perna e ensaiar meus primeiros passo.
Algumas dores persistem mas muito fracas.
A mobilidade do meu pé ainda eh muito pouca, fazendo forca para puxar o pé para cima consigo alcançar um angulo máximo de 90 graus contra os 120 graus na outra perna.
Este fim de semana voltei a alongar o osso, se tudo der certo amanhã ele trava e o alongamento se dá por completo. Segue minha escanometria que comprova a correção da discrepância.


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Primeira revisão

Na quinta feira passada estive em Porto Alegre onde fiz  mais algumas radiografias e consultei com o Dr. Renato Slonka.
As radiografias seguem em anexo, pelas medições feitas no raio x o alongamento já havia passado dos dois centímetros embora o monitor ISKD estivesse acusando um pouco menos, provavelmente alguns movimentos extras que passaram despercebidos pelo monitoramento.
Ao que tudo indica nesta semana o alongamento terminará, para que se entenda como é programado o tamanho do alongamento a haste vem de fábrica com dois tamanhos padrão de não me engano 5 ou 8 cm. Durante a cirurgia e antes que ela seja inserida no osso o doutor abre a haste com a diferença dessa medida padrão para o comprimento que a perna deverá crescer, ou seja, no meu caso ele abriu a haste 2,5 cm sobrando dentro dela apenas mais 2,5 cm para abrirem.
Portanto algum dia dessa semana o imã interno da haste irá parar de trocar de pólo e a haste estará travada em sua posição final.
O doutor me autorizou a partir deste momento começar a descarregar o peso do corpo na perna e vagarosamente ir soltando as muletas.
A alguns dias estou fazendo exercícios com fitas elásticas em casa e hoje iniciei a fazer corrente russa na fisio, tudo isso para ir preparando minha musculatura para voltar a trabalhar.
Na radiografias em anexo pode-se ver como o espaçamento já está grande e o início da uma pequena formação na osteotemia da fíbula.
Segundo o doutor provavelmente no próximo mês começara a aparecer a formação óssea nas radiografias.
Dores estão diminuindo, hoje o que mais me encomoda é uma dor no tendão patelar devido ao início das atividades com carga.