terça-feira, 20 de novembro de 2012

LARGANDO AS MULETAS

Boa tarde, na semana passada mais precisamente no dia 14/11/12 quando completavam 97 dias de pós operatório estive em Porto Alegre para mais uma revisão com meu médico. Aparentemente nas radiografias pouca coisa mudou nos últimos 15 dias porém minha firmeza de pisada e e confiança evoluíram muito rápido. O médico recomendou que eu continuasse utilizando uma muleta de apoio para sair na rua e que mudasse minha fisioterapia que até então era bastante focada em reforço muscular para um foco maior em alongamento da parte posterior da perna, uma vez que a maior dificuldade que ainda tenho é em puxar o pé para cima (como quando alongamos panturrilha).
A partir deste dia comecei a ficar mais tempo sem muleta, e hoje uma semana após já nem sei onde ela está!
Posso dizer que voltei a caminhar, ainda com uma mancada leve devido a essa falta de alongamento na musculatura posterior.
Agora continuar aguardando o consolidação óssea e caprichar nos alongamentos para recuperar minha mobilidade.
Seguem as radiografias de uma semana atrás.



quinta-feira, 8 de novembro de 2012

80 DIAS PÓS OPERATÓRIO

Bom dia Pessoal!
Realizei mais um acompanhamento radiológico no dia 30/10/2012. Seguem as imagens abaixo.
Podemos notar que na parte posterior a ligação da tíbia está praticamente completa, já na parte frontal ainda falta bastante coisa. Eu já vinha caminhando com apenas uma muleta a alguns dias, comuniquei o médico que já sentia firmeza suficiente para dar os primeiros passos  e com esses exames ele me liberou para caminhar sem muletas em pequenas distâncias, dentro de casa, no trabalho e etc.
A recuperação da musculatura da minha perna vem se dando muito bem, sigo com fisioterapia diária, 1500m de natação e agora com as pequenas caminhadas sinto que o reforço está sendo estimulado, cada dia sinto mais firmeza e menos medo de caminhar.

Venho recebendo vários solicitações através do blog de conselhos sobre a decisão de realizar este mesmo procedimento em casos estéticos, deixo claro aqui que o procedimento que realizei foi visando a correção de uma discrepância nos membros inferiores que já me acompanhava a alguns anos e que realmente me perturbava com dores na coluna, joelho, tornozelo e quadril. Sempre gostei de praticar esportes e esse fato me perturbava muito quanto ao meu bem estar no futuro e foi esse fator que me motivou a realizar este procedimento. Hoje, mesmo não estando 100% recuperado já me dou por satisfeito por ter optado pelo alongamento ósseo, o processo não é simples, leva tempo e exige muita dedicação.
Os casos estéticos, acredito eu, devem ser muito mais árduos do que o meu, pois você necessita realizar o procedimento nas duas pernas, isso limita a movimentação do paciente à cadeira de rodas por bons meses, uma vez que os alongamentos atingem 8cm. Meu médico me informou que quando os alongamentos ultrapassam 4 cm as dores realmente se tornam mais fortes e o corpo sofre muito mais para acompanhar essa distração. Na época questionei a fisioterapeuta do hospital que me acompanhou no pós operatório e que está acostumada com os alongamentos quanto a satisfação dos pacientes estéticos e ela me respondeu que realmente todos terminam o tratamento muito satisfeitos. Portanto mantenho meu conselho, agende uma consulta para analisar seu caso, os médicos especialistas nesse procedimento reconhecem facilmente aquele paciente que está disposto a passar por tudo isso e aqueles no qual o procedimento causará mais sequelas do que resultados positivos.

Sigo postando assim que tiver novidades.