domingo, 16 de setembro de 2012

Término distração

Na ultima sexta feira exatamente um mês e uma semana após a cirurgia fiz uma escanometria dos membros inferiores pois acreditávamos que a distração havia atingido nossa meta, segundo as medidas obtidas ainda faltavam 2mm (dois dias de alongamento) para igualar o comprimento dos MI. Como faziam dois dias que parei de efetuar os movimentos para distração posso afirmar que foram exatos 32 dias de distração mais 5 pós operatorios para alongar 25 mm.
Pelas radiografias obtidas a formacao óssea começa a dar as caras e fui autorizado pelo médico a começar a carregar a perna e ensaiar meus primeiros passo.
Algumas dores persistem mas muito fracas.
A mobilidade do meu pé ainda eh muito pouca, fazendo forca para puxar o pé para cima consigo alcançar um angulo máximo de 90 graus contra os 120 graus na outra perna.
Este fim de semana voltei a alongar o osso, se tudo der certo amanhã ele trava e o alongamento se dá por completo. Segue minha escanometria que comprova a correção da discrepância.


4 comentários:

  1. Bom trabalho. Parece que foi bem tranquilo.
    Gostaria de saber se há alguma alteração na haste ISKD ou na forma como a cirurgia é feita que impede da haste alongar acidentalmente mais de 1mm por dia. Vc sabe algo a respeito?

    ResponderExcluir
  2. Cara, muito tri teu relato. Obrigado por compartilhar a experiência!

    Se não for pedir demais, tu poderia me responder algumas perguntas?

    - Quanto custou o procedimento inteiro?
    - Teu "crescimento" durou mais ou menos um mês. No caso de uma maior distenção, sabes se seria muito mais tempo, ou se os exercícios seriam mais intensos?

    ResponderExcluir
  3. ricardo, eu que agradeço a visita! O objetivo do alongamentoiskd.blogspot.com.br é exatamente este de compartilhar minha experiência e se possível ajudar as pessoas a tomar a decisão quanto a fazer a cirúrgia ou não.
    A distração recomendada pela Orthofix nos manuais do aparelho ISKD são de 1mm/ dia, porém as recomendações médicas são de 0.75mm/dia independente do tamanho do alongamento que você tem que fazer. Essa limitação na minha leiga sapiência se deve para que o tecido fibroso formado nos primeiros dias de pós operatório unindo as duas faces do osso fraturado possa acompanhar o alongamento e mais tarde vir a se calcificar.
    Sempre aconselho a consultar um especialista, sabe como é a medicina, cada caso é um caso.
    Um abraço e continue acompanhando as novidades!

    ResponderExcluir
  4. Mario, não ouvi falar em nenhuma alteração no equipamento, até porquê acredito que modificar um aparelho aprovado pelas entidades de saúde não deve ser um processo simples.
    Meu médico comentou alguns casos onde o aparelho "dispara", ou seja, cresce mais de 1mm/dia devido a vários fatores, ouvi estórias desde pós operado que passou algumas noites com a namorada e o aparelho disparou crescendo mais do que deveria até pacientes com tique nervoso na perna que alongavam tudo que era pra alongar em um mês em apenas alguns dias.
    Na minha situação tomei muito cuidado para que isso não acontecesse e realmente em nenhuma situação verifiquei alongamentos que não tivessem sido causados propositadamente por mim. E não precisei ficar sem namorada ou utilizando botas ortopédicas para não mexer a perna.

    ResponderExcluir