sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Distração óssea (alongamento)

Hoje iniciamos as sessões de distração óssea, nada mais do que o objetivo de todo este procedimento ou seja alongar minha perna 2,5 cm.
Para isso realizamos exercicios (fixando o joelho com a mãos e torcendo o pé em angulos de mais ou menos 9 graus) que fazem com que a haste, que hoje une as duas seções da minha tibia, se alongue.
O objetivo eh realizar duas sessões diárias de cerca de 20 rotações cada uma. Isso resultará em um ganho de distância entre as faces do osso de cerca de 0.74 mm/dia. Algumas literaturas falam em alcançar 1.0 mm/dia mas isso depende do organismo de cada um. Eu iniciarei com 0.74 para ver como a formação óssea acompanha o alongamento.
As dores existentes no momento do exercício são fortes porém rápidas, duram apenas o pequeno espaço de tempo em que a rotação atinge seu limite. Logo totalmente suportáveis.
Durante meus exercícios tive ataques de risos acompanhado de lágrimas nos olhos pois a situação eh engraçada.
Hoje portanto possuo um espaçamento entre as duas partes da minha tíbia de 1.5mm (0.74 feitos hoje e 0.74 alongados em teste durante a cirurgia).
Se continuar nesse ritmo em 33 dias a contar de hoje meu alongamento cessará e faltará apenas aguardar a consolidação do calo ósseo.
Fisioterapia segue, hoje foram 10 min de bike, drenagem linfática, alongamentos e uma hora de choque.
Meu pé segue muito inchado e fica roxo com facilidade quando está baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário